21/08/2013 às 13:52

Projeto Horta Educativa é realizado em Taiaçu

A Prefeitura de Taiaçu está realizando, com os alunos da re­de municipal de ensino, o pro­jeto Horta Educativa, de iniciativa do Fundo Social de Solidarie­dade do Estado de São Paulo, em parceria com o Fundo So­cial de Taiaçu e o de­partamento da Educação. O pro­­jeto é ela­borado para crian­ças de 4 a 8 anos com o objetivo de trans­mitir conceitos, teóricos e práti­cos, de educação am­bi­en­tal, nutricional e valorização do meio rural via horticultura.
A escola municipal “Wilson Antonio Gonçalves” já está de­sen­volvendo o projeto com seus alunos, que fizeram uma horta própria e já colhem os resul­ta­dos. Os produtos cultivados sem agrotóxicos com a ajuda dos es­tudantes enriquecem a meren­da escolar. “As atividades envol­vem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimen­tares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e cria­ti­va”, comentou a nutricionista Carla Fiorin.
O projeto também insere os pais. Com a finalidade de in­for­mar e esclarecer os pais de alu­nos sobre a metodologia do pro­jeto foi promovida uma reu­nião no estabelecimento de en­sino. “Es­se projeto é muito ino­vador, tanto para as crianças que tem um con­tato com o meio, a natu­reza e para os pais que se­rão fun­da­mentais na busca da ali­menta­ção saudável para seus filhos”, ressaltou o prefeito Dr. Wladimir Sanches que par­tici­pou do en­con­tro juntamente com a pri­mei­ra-dama Dayana, a nutricionista Carla Fiorin e di­rigentes da unidade.
Segundo o chefe do Execu­tivo taiaçuense, o “Horta Educa­tiva” tem como proposta ser um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação sau­dável das crianças. O município recebeu um kit para a horta que contém: carrinho de mão, enxa­da, pá, regador, mangueira, ban­dejas para mudas, envelo­pes de sementes, além do ma­terial didático de como cui­dar da horta. Em julho, uma equi­pe da prefeitura esteve em São Pau­lo para capacitação.